SERVIÇOS
Galvanização a fogo (Zincagem por Imersão)
Pesquisas demonstram que a corrosão é a principal responsável pela grande perda de ferro no mundo. Entre os processos de proteção já desenvolvidos, um dos mais antigos e bem-sucedidos é a zincagem por imersão a quente, ou, como é mais conhecida, Galvanização a fogo. Assim, o principal objetivo da galvanização a Fogo é impedir o contato do material base, o aço (liga Ferro Carbono), com o meio corrosivo. Como o zinco é mais anódico do que o elemento ferro na série galvânica, é ele que se corrói, originando a proteção catódica, ou seja, o zinco se sacrifica para proteger o ferro.
Porque Galvanizar?
Processo
Fotos
POR QUE GALVANIZAR?
O aço desprotegido pode ser seriamente deteriorado devido a fatores ambientais como o ar e a umidade, além da atmosfera industrial desfavorável.
Como solução, o processo de galvanização é a mais eficiente alternativa de proteção contra a corrosão, especialmente àquelas peças que terão exposição ambiental significativa.
A galvanização ajuda a prolongar a vida útil das peças de aço, fornecendo uma barreira entre o aço e a atmosfera, evitando a formação de óxido de ferro na superfície do aço. Proporciona também maior resistência à corrosão de partes expostas ao meio ambiente.
A galvanização a fogo é um processo de aplicação do revestimento de zinco em estruturas de aço através de imersão a quente, dando longevidade à estrutura tratada, com baixo custo de manutenção e excelente relação custo/benefício.
A resistência do aço aliada à resistência do zinco faz do produto galvanizado um meio versátil e econômico para diversas aplicações onde o aço é empregado, seja na construção civil, indústria automobilística, setores elétricos e de telecomunicações, polos petroquímico e naval, além de infraestrutura em geral.
Destaques / Benefícios
PROCESSO ZINCAGEM POR IMERSÃO A QUENTE
Desengraxe
Remoção dos materiais orgânicos, óleos e graxas;
Lavagem
Lavagem do material será feita para que haja a remoção do desengraxante que foi utilizado na etapa anterior, para limpar e retirar possíveis resíduos do objeto, completando a limpeza e garantindo que o processo possa ter continuidade.
Decapagem
A decapagem é o momento da retirada de camadas de oxidação, casca ou carepa. Isto é feito por um processo químico, por isso é usado ácido clorídrico a temperatura ambiente, ou sulfúrico a quente, para remoção do óxido de ferro.
Lavagem
Após a decapagem é muito importante que as peças sofram uma lavagem em água corrente, em banhos subsequentes (de preferência mais de um) com a finalidade de remover os resíduos produzidos nas reações de decapagem, de forma a minimizar as contaminações dos banhos seguintes.
Secagem
• Diminuir o choque térmico das peças a serem galvanizadas;
• Prevenir contra respingos de zinco, na área ao redor da cuba de galvanização, durante a imersão da peça no zinco fundido, fato que acontece quando há umidade.
Imersão a quente - "Zincagem a quente"
Imersão do substrato de aço, limpo e adequadamente preparado em um banho de zinco líquido, dentro de uma cuba metálica ou cerâmica, a uma temperatura em torno de 450°C.
Resfriamento
• Aconselha-se um resfriamento rápido em água, para que cesse o crescimento das camadas de ligas, evitando-se uma cristalização grosseira e frágil.
• Em algumas galvanizações, aproveita-se este tanque de resfriamento para realizar a passivação da camada de zinco das peças galvanizadas;
• Trata-se de um banho rápido em soluções cromatizantes, à base de ácido crômico e bicromato de sódio, com a finalidade de retardar o aparecimento da chamada "corrosão branca" (capa protetora em torno de 0,5µm de cromato de zinco insolúvel);
• Esta passivação confere ao zincado um aspecto ligeiramente amarelado, sendo mais claro quanto menor a concentração da solução ou menor o tempo de imersão.
Rua Cecília Roizen, n°450- Cumbica - Cep: 07222-020 - Guarulhos/SP | (11) 2412-9212 | 2412-4188 | 2412-0025 | 2412-0964 | [email protected]
2018 :: Copyright © TORRES GALVANIZAÇÃO A FOGO. Todos os direitos reservados. Design by Café e Criar